Durante os anos que vivi em Portugal, tive oportunidade de participar de algumas festas de final de ano em diferentes lugares da Europa. Em meu primeiro ano em Portugal, com a chegada do inverno compreendi que neste clima todos os enfeites natalinos, que desde criança utilizávamos em casa para receber a tão esperada festa, faziam sentido, mesmo considerando que em Lisboa o inverno é bem ameno, com temperaturas mais baixas, mas sem neve.
Percebi que os pinheiros têm um cheiro maravilhoso, ao contrário da árvore artificial que em geral usamos; que as flores, visco e pinhas presentes nos arranjos florais, não são mais do que encontramos espalhado pelo jardim; que para fazer meu próprio arranjo de mesa para a noite de Natal, somente precisei pegar o que a natureza me oferecia e brincar com algumas velas e enfeites coloridos para dar o efeito desejado. Não é por outra razão, e um tanto obviamente, que nos nossos climas tropicais os tão queridos símbolos que utilizamos para ornamentar nossas festas natalinas, mostrando o Papai Noel (ou Pai Natal como dizem os portugueses) todo agasalhado e rodeado de neve, renas e chaminés de grandes lareiras, não são outra coisa que o resultado da cultura e costumes vindos de terras longínquas, simbolismo cristão que chegou até nos, convertendo-se numa festa especial recebemos como herança cultural dos nossos antepassados e que adotamos com fervor.
Foi a partir destas constatações que pensei na brincadeira de como seria fazer um Natal com ar tropical, usando as flores e frutos que o quintal de nossa casa nos oferece?
E aqui está o resultado das minhas pesquisas. Espero que desfrutem.
Enfeites de natal feitos com frutas tropicais…
Limões ou laranjas adornadas com cravos da Índia ou guirlandas natalinas que apresentam uma divertida mistura de flores, frutas e cheiros, utilizando folhagens tropicais verdes ou chamativas flores de hibiscos, tudo isso combinado com os frutos dos pinheiros.
Toque tropical…
Nesta proposta também encontramos outras brincadeiras feitas com plantas naturais, como nesses casos que selecionamos, onde as suculentas assumem o protagonismo da festa, servindo suas divertidas formas e cores como recursos para criar arvores natalinas ou arranjos de mesas onde, combinadas com outras espécies próprias da região como orquídeas e samambaias, dão ao Natal o procurado toque tropical.
Espero que tenham desfrutado desta primeira matéria que compartilhamos. Até a próxima!
Texto: Vivian Reimers
Fontes de imagens by Pinterest: As imagens utilizadas não são de meu direito autoral e nem os projetos da minha autoria. Caso conheçam o proprietário, por gentileza, entrem em contato para que eu possa dar os créditos ou remover a imagem, se necessário.