Rodeado por uma ampla vista da cidade de Lisboa, com o rio Tejo como plano de fundo, sabores, cheiros e boa música, são os ingredientes que se misturam na Casa Paladar, espaço gourmet do internacionalmente conhecido chef Chakall na cidade de Lisboa. Projeto by Vivian Reimers da @vroarquitetura em parceria com Nuno Carvalho da @omniworks arquitetura.
Casa Paladar by Chakall, Lisboa, Portugal.
A premissa?
Projetar um ambiente adequado para receber e partilhar bons momentos, saboreando e apreciando as delícias da boa cozinha do seu idealizador.
O desafio?
Conceber um espaço integrado e luminoso, adequando para o novo uso o antigo edifício que o alberga, preservando sua essência.
O conceito da Casa Paladar?
Um ambiente integrado, onde a cozinha assume o protagonismo e se converte no ponto central da composição. Caracterizado pelas amplas transparências que permitem a entrada de luz natural e, que por sua vez, unificam o interior com o exterior. Conectando-o ademais, com a varanda perimetral e o setor de churrasqueira, lugares essenciais de convívio e palco para admirar a bela paisagem em quanto se desfruta de uma boa comida.
Painel da televisão realizado com peças de madeiras de demolição recicladas.
E o décor?
Não podia ser diferente da marcada personalidade do chef, caracterizado por uma decoração descontraída, casual e confortável, onde se misturam materiais nobres como a madeira (numa evocação à natureza), com cores vivas como amarelos, roxos e turquesas, num claro contraste com as linhas retas marcadas pelo mobiliário planejado.
Em contraposição à paisagem refletida pela transparência das janelas, na parede do fundo da sala, uma fotografia de autoria do chef ornamenta o espaço, relembrando uma das suas viagens.
Na cozinha, a cor roxa escolhida para os módulos verticais do setor da geladeira e dos fornos, se destacando do branco do mobiliario planejado, brindando ao espaço uma particular calidez e personalidade.
Um lugar afetivo que conta a história e experiências de quem o habita, onde emoções capturadas em fotografias de viagens e outras lembranças, se constituem nos motivos que ornamentam e dão vida aos ambientes, transmitindo uma especial energia e personalidade a este lugar.
Texto: Arq. Vivian Reimers da @vroarquitetura
Fotografias: @mariavirginiafiorini
Produção: Vivian Reimers
Agradecimento ao @chefchakall por permitir-nos compartilhar o projeto.